O joelho é um elemento muito importante da estrutura protésica, e fundamental para se conseguir um bom resultado, a sua selecção deve ser atentamente analisada pelos profissionais que têm a responsabilidade de protetizar o paciente, e em muitos casos o trabalho bem realizado, elaborado com bons materiais, necessita também de um processo de reabilitação devidamente orientados por profissionais que conheçam também as características e funcionalidades dos elementos escolhidos, e sobretudo de um esforço e colaboração do amputado. Dispomos de uma ampla gama de joelhos protésicos, desde os mais básicos, até os de maiores prestações, pensados para pacientes de alta actividade.
É importante na altura de escolher o joelho adequado, procurar o joelho baseando-se nas características do paciente tais como : peso, actividade, hobbies, trabalho, estes são elementos fundamentais para que a nossa selecção seja um sucesso. O paciente deve saber também que qualquer alteração nestes dados analisados previamente, podem fazer variar o funcionamento do material da prótese, por exemplo uma alteração no volume significa uma nova análise do impacto que isto pode supor na prótese já feita.
Em suma, não é por escolher o produto com mais prestações, ou mais sofisticado que significa que a nossa escolha seja a óptima, senão o facto da análise das possibilidade do paciente e o foco na sua reabilitação.